Rede Super Rádio Brasil

Rede Super Rádio Brasil

Rede Super Rádio Brasil

domingo, 8 de setembro de 2024

Doença de Sjögren e o Impacto do Tempo Seco

  Doença de Sjögren e o Impacto do Tempo Seco


Reumatologista explica o que é esta síndrome e dá dicas de como amenizar o desconforto nesta época do ano





Síndrome de Sjögren é uma doença autoimune crônica que afeta, principalmente, as glândulas exócrinas, responsáveis pela produção de lágrimas e saliva, causando sintomas como olhos secos, boca seca, fadiga e dores articulares. O clima seco e com baixa umidade do ar pode agravar esses sintomas, tornando o dia a dia dos portadores dessa condição ainda mais desafiador.


“Durante períodos de clima seco, a evaporação das lágrimas é acelerada, exacerbando a secura ocular, enquanto a redução da umidade pode intensificar a sensação de boca seca. Além disso, a exposição prolongada a ambientes secos pode levar ao ressecamento da pele e das vias aéreas, aumentando o risco de infecções e irritações”, alerta o médico reumatologista, pioneiro na região do Triângulo Mineiro, Carmo Gonzaga de Freitas.


Veja algumas dicas do médico para amenizar o desconforto causado pelo tempo seco:


1. Hidratação constante: Beber bastante água ao longo do dia é essencial para manter o corpo hidratado e ajudar na produção de saliva.


2. Uso de lágrimas artificiais e sprays nasais: Utilizar lágrimas artificiais para lubrificar os olhos e sprays nasais à base de soro fisiológico para manter as vias aéreas umedecidas.


3. Umidificadores de ar: Investir em um umidificador de ar para ambientes internos, como o quarto ou escritório, para ajudar a manter o ar mais úmido e reduzir o ressecamento.


4. Evitar exposição prolongada a ar-condicionado e ventiladores: Esses aparelhos tendem a ressecar o ar. Se necessário, utilize-os em conjunto com um umidificador.


5. Protetores oculares e óculos de sol: Utilizar óculos de sol envolventes ao sair de casa para proteger os olhos do vento e da poeira, que podem agravar a secura ocular.


6. Cuidados com a pele: Usar hidratantes sem fragrância e ricos em emolientes para evitar o ressecamento da pele.


7. Alimentação balanceada: Incluir alimentos ricos em ômega-3 e antioxidantes, como peixes, sementes, castanhas e frutas, que ajudam a combater a inflamação e a melhorar a saúde das mucosas.


Cuidar da hidratação e evitar a exposição a ambientes secos são medidas essenciais para minimizar os desconfortos associados à Síndrome de Sjögren, especialmente em períodos de clima seco. “Contudo, manter o acompanhamento regular com um médico reumatologista e seguir as orientações prescritas são passos fundamentais para garantir uma melhor qualidade de vida”, enfatiza o médico especialista no assunto com mais de 50 anos de carreira.


*Dr. Carmo Gonzaga de Freitas é membro da Sociedade Brasileira de Reumatologia e atende de segunda a sexta-feira no Hospital Santa Genoveva, em Uberlândia (MG). O telefone para contato é 34 3236-8344 / 3236-9164.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A esperança

                                   SAÚDE TOTAL CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA                                          ...